Thursday, July 7, 2011

Resenha: Orgulho e preconceito - Jane Austen

Orgulho e preconceito

Capa:



Autora:  Jane Austen
Editora: Martin Claret
Paginas: 320
Ano: 2009
Avaliação: 4 estrelas


Resenha:


Nunca pensei que pudesse ler um livro em que o titulo mostrasse tudo o que podia se esperar da história, mas este realmente representa de uma maneira direta e agradável.
“Orgulho e preconceito” uma obra que eu esperava ter o grande prazer de ler e fazer uma resenha, estava tentada por este livro a varios dias quando o encontro em um das minhas visitas a biblioteca e sem pensar duas vezes trouxe-o para casa comigo. Enfim chegou a hora de posta-la para voces, espero que apreciem está resenha o tanto quanto eu tive prazer em escreve-la.
Este  livro é marcado muitos vezes pelo significado real do caráter das pessoas, um exemplo disto é claramente os personagens principais , Mr.Darcy e Miss Elizabeth Bennet, duas pessoas diferentes e de classes sociais distintas. Ele é orgulhoso,reservado e rico que com a passar do tempo acaba se apaixonando por Elizabrth. E ela, porem,  uma jovem dama de classe baixa, de bom caráter e com tendências a julgar as pessoas pelas primeiras impressões que logo no começo já tem a um má impressão de Mr.Darcy em um baile em que ele recusa a chama-la para dançar e com  seus modos para com as outras pessoas de indiferença.

"Ela é tolerável, mas não bonita o suficiente para tentar-me!".

Logo percebe-se que as pessoas nao são o que parecem ser, por mais elegantes, amaveis e generosas que se mostrem, muitas porem usam esta imagem como um disfarce e é isto que o lado perceptível de Elizabeth sempre vê, ao contrario de sua amiga e irmã Jane que busca sempre enxergar o lado bom das pessoas.

A história começa quando  Mr. Bingley se muda com suas irmãs e Mr. Darcy para uma propriedade no campo chamada Netherfield, o mais interessante é que quando uma familia se muda para perto de outra, automaticamente se o homem for rico, uma das filhas dos proprietários vizinhos  ja é sua esposa (não literalmente é claro) mas os vizinhos apresentam sua familia para que o homem possa escolher qual lhe agrada, e isto é feito quando Mr. Bingley conhece Miss. Jane Bennet que lhe agrada muito em um baile, mas apesar de serem um casal lindo, não são os principais. A historia se concentra em Mr. Darcy e Miss Elizabeth, apesar dela não ser de uma familia rica ele acaba gostando dela, mas nao deixa transparecer pelo seu comportamento reservado, e ela  não o vê como um possivel pretendente pois se sente mau perto de seu comportamento orgulhoso e pelo que fica sabendo a seu respeito por Wickham.

No decorrer do livro muitos personagens sao apresentados e muitas coisas é possivel se ver de seus comportamentos,  duas personagens me chamaram muita atençao sobre o que as pessoas pensão a seus respeitos e o que é possivel ver em seu interior ao conhece-las verdadeiramente.
Lady Catherine de Bourgh: é uma mulher que aos olhos de muitos personagens é amavel, generora e agradavel, mas logo se vê  que é dominadora, orgulhosa e intimidadora quando se presta mais atenção em seus atos.
Miss Darcy: irmã de Mr. Darcy, para muitos é orgulhosa e indiferente, mas se prestar atenção em suas atitudes irá perceber que é apenas uma jovem timida que busca agradar.

Muitas vezes é possivel se confundir com verdadeiro carater de seus personagens, mas é claro não  houve ninguem que mudou tanto des do começo do livro ate o fim do que Darcy, de um homem orgulhoso passou a ser menos arrogante depois da rejeiçao de Elizabeth.

 

“E, se nao fosse a minha querida e adorável  Elizabeth, talvez ainda nao me tivesse mudado. Que é que nao lhe devo? A lição que me deu foi certamente  a princípio muito dura, mas muito vantajosa.”

É claro que este livro nunca sera esquecido por mim, com um romance sem igual e liçoes para a sociedade moderna ele nos traz grandes pensamentos, e um deles eu gostaria de fazer a voces depois que eu o refiz muitas vezes a mim mesma.

E você? Está sendo sincero com os seus sentimentos? Está agindo de acordo com as outras pessoas? Esta sendo orgulhoso? esta agindo por vaidade?

Pense e reflita e se vale uma dica, leia “orgulho e preconceito”, talvez assim você encontre a sua resposta.



Filmes:
Andei pesquisando e descobri que há vários filmes baseados nesta grande obra, pensando nisto vim deixar a dica de um para que se alguem se interessar possa assitir e é claro postar aqui para dizer o que achou.

 Capa:
 


Título original: (Pride & Prejudice)
Lançamento: 2005 (França, EUA, Inglaterra)
Direção: Joe Wright
Duração: 127 min
Gênero: Romance
Elenco:  Keira Knightley(Elizabeth Bennet)
Rosamund Pike (Jane Bennet)
Simon Woods ( sr. Bingley)
Matthew Macfadyen (sr. Darcy)










 

Um beijo bem gostoso
E ate mais!

By: Aryane

No comments:

Post a Comment